-áspis - significado y definición. Qué es -áspis
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es -áspis - definición

Usuário(a):Ezeldav/Testes/aspis; Aspis

Athos-Aspis         
COMUNA FRANCESA
Athos-Aspis é uma comuna francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento dos Pirenéus Atlânticos. Estende-se por uma área de 5,97 km².
-áspis      
el.comp. pospositivo, do gr. aspís,ídos (fem.), pelo lat. aspis,ìdis (fem.), com prioridade de sentido, em gr., para 'escudo de defesa, escudo redondo de defesa, em seguida, como víbora peçonhenta, áspide', já em lat. com prioridade de sentido para 'áspide', como se vê da própria pal. áspide ; no sentido de 'escudo', já em radicais do nom., já no do ac., ocorre na linguagem científica do sXIX em diante, segundo o padrão gr. argúraspis 'escudo de prata', em algumas pal. como anáspis , ganáspis , odonáspis , pináspis , platiáspis , que alternam (às vezes, redundantemente) com formas como diáspide , ganáspide , pináspide , platiáspide , rináspide ; ver aspid(i/o)-
Áspis      
sm (gr aspís) Zool Gênero (Aspis) de víboras, que inclui a víbora cornuda e espécies relacionadas não-cornudas.

Wikipedia

Áspide

Áspide (em grego clássico: ἀσπίς; romaniz.: aspís , lit. "escudo"; pl. aspides; em latim: aspis) era um termo genérico grego para escudo comumente associada ao clípeo (em latim: clipeus) romano. O áspide utilizado pela infantaria grega, os hoplitas, por vários períodos, era chamado hóplon (em grego clássico: ὅπλον), mas nem todo áspide era um hóplon. Sua origem é incerta e as fontes clássicas divergem quanto ao tema, com algumas alegando tratar-se duma invenção autóctone, ao atribuírem o primeiro uso a Proteu e Acrísio de Argos, enquanto outras alegam tratar-se duma emulação egípcia.

Os áspides eram circulares com a parte interna convexa, tinham por volta de 90 centímetros de diâmetro, aproximadamente 13 kg de massa e eram feitos de madeira com um revestimento fino de bronze. Comumente carregados presos em dois pontos, no antebraço do usuário por uma faixa de bronze e na mão por uma corda, diferente de outras formas de escudo seguradas no centro somente com a mão. Eram eficientes na proteção contra golpes de lanças e espadas mas não contra flechas e lanças de arremesso. Os áspides eram comumente decorados.